Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

VII Romaria da Juventude do Maranhão

O que é a Romaria da Juventude?


A PAstoral da Juventude do Regional Nordeste 05 da CNBB (Maranhão) realiza, desde 1992, a Romaria da Juventude, evento que marca uma forte mobilização da classe juvenil católica em todo o estado. As Romarias da Juventude se constituíram, ao longo do tempo, no maior evento de massa de nossa Igreja.

A Romaria da Juventude é um momento massivo de celebração da caminhada da PJ no Estado do Maranhão. É um momento de anunciar o Cristo Jovem e de trazer as vozes e os rostos da juventude para a sociedade. As Romarias da Juventude servem também para refletir e denunciar as situações de morte vividas pela juventude maranhense e anunciar sinais de vida, em prol da transformação da realidade juvenil.

para tornar todo este momento num fator de mobilização social, A PJ sempre convoca todos (as) os (as) jovens a se mobilizarem, para que, juntos, possam estar bem preparados e celebrar, com muita alegria e entusiasmo - sentimentos próprios da juventude - mais este grande momento da PJ do Maranhão.


Um Pouco da História


As Romarias da Juventude do Maranhão têm três marcas registradas ao longo destes 15 anos de realização:


1. Celebração da caminhada da PJ no Maranhão;

2. As romarias são "termômetros" do trabalho da PJ junto às suas bases;

3. É uma forma de expressão e reinvidicação da juventude maranhense.


A I Romaria da Juventude foi realizada no dia 08 de novembro de 1992, quando cerca de 10 mil jovens caminharam 11 Km do municipio de Pindaré-Mirim ao Municipio de Santa Inês gritando e cantando o tema "Ouça o eco da Juventude". No Maranhão, esta Romaria serviu para consolidar a Campanha da Fraternidade do ano em questão, que teve como tema justamente a juventude.

No dia 12 de novembro de 1995, foi a vez da cidade de Bacabal acolher a II Romaria da Juventude, que teve como tema "Dez anos de organização, luta e missão no Maranhão". Aproximadamente, 18 mil jovens foram às ruas para comemorar uma década de organização da Pastoral da Juventude no Maranhão.

A cidade de Caxias recebeu 20 mil jovens para a III Romaria da Juventude nos dias 15 e 16 de agosto de 1998. Esta Romaria teve como tema: "Juventude na participação popular, rumo ao Novo Milênio" e como lema "Juventude conscientizada, cidadania conquistada".

Já em Imperatriz, nos dias 18 e 19 de agosto de 2001, 22 mil jovens celebraram com entusiasmo a IV Romaria da Juventude com o tema "Juventude no resgate da vida" e o lema "Nada de droga mania, exerça sua cidadania". Esta Romaria teve a intenção de chamar a atenção para a problématica das drogas.

A V Romaria da Juventude foi realizada na cidade de São Mateus nos dias 15 e 16 de maio de 2004, com o tema "Juventude e Politicas Públicas" e lema "Jovens na luta por dignidade e qualidade de vida" e reuniu 33 mil jovens. Esta Romaria teve como enfoque as politicas públicas de/com/para a juventude, que vinham sendo refletidas desde 2001 nos Dias Nacionais da Juventude.

A capital, São Luís, foi palco para a VI Romaria da Juventude do Maranhão, nos dias 4 e 5 de agosto de 2007. Teve como tema "Juventude e Missão" e como lema "Com os pés na realidade, agindo na sociedade". Com os dois, a PJ queria levar a juventude - cerca de 30 mil jovens - a refletir sobre sua missão na Igreja e na sociedade, bem como tornar consciencia de sua realidade e lutar pela transformação da mesma.

Por todo este modo pensando e sugerido é que as Romarias da Juventude são entendidas como memória da caminhada do Povo de Deus. E motivada por essa história, a PJ caminha rumo à VII Romaria da Juventude, que tem como tema "25 anos de História". A expectativa é reunir cerca de 40 mil jovens de todo Maranhão.



Fontes: Casa da Juventude e Regional NE 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário